domingo, 19 de julho de 2009

To be continued... Rua Sésamo

Hoje, contrariamente aos outros dias, estou a escrever junto da Cau (uma das partes constutuintes deste triângulo disfuncional).
A Cau contribuiu, através de algumas palavras sábias, para a minha percepção do significado de algumas das personagens da famosa Rua Sésamo...
Assim, cheguei à relevante e irrefutável conclusão de que o objectivo deste célebre programa de entretenimento que é fortemente apreciado pelas crianças (e possivelmente pelos graúdos) é, para além de passar o tempo, divertir, aprender e derivados do género, retratar subjectivamente algumas características das pessoas - sejam inatas ou aprendidas - através dos seus famosos personagens.
Por conseguinte, posso afirmar, tendo o suporte da Cau (como já referi), que para além do Poupas ser um potencial portador de autismo, o Monstro da Bolachas pode representar os toxicodependentes, uma vez que tem uma forte atracção por bolachas sendo um consumidor compulsivo destas; o Becas e o Egas, por sua vez, retratam a homossexualidade, pois estão sempre juntos e a ausência de semelhanças físicas entre eles impossibilita o facto de serem irmãos ou sequer da mesma família; o Óscar simboliza a sujidade característica das crianças, pois sujam-se todas e, na sua maioria, não gostam muito de tomar banho; o Ferrão, por sua vez, representa os sem-abrigo, pois mora num barril na rua.

A Rua Sésamo é mais uma de muitas séries e livros que retratam a REALIDADE SOCIAL de forma personificada para as crianças, embora muitos de nós - adultos - gostemos de assistir e reparar nos pormenores que acabaram de ser descritos.

2 comentários:

  1. Perspectiva mesmo à Social Educator!! :P

    Esclerótica!! :D

    ResponderEliminar
  2. LOL
    Maybe... É só o produto das minhas conclusões aliadas ao cruzamento das minhas perspectivas com as da Cau =)

    ResponderEliminar