domingo, 26 de julho de 2009

Miolos efervescentes

Estou cada dia mais convencida de que surgem episódios (incrivelmente nefastos) que nos perturbam a evolução da nossa cognição.
Um deles foi ter concluído o curso superior de Educação Social:
Através de conversas e de estudos não em laboratórios, (claro está!) pois as pessoas não se testam em laboratórios como se fossem ratazanas (pelo menos comigo não se processa desse modo), numa amostra considerável constatei que o curso de Educação Social deixa os estudantes mais limitados a nível cerebral e pode mesmo causar danos irreversíveis se as lacunas não forem bem saradas...
Infortunadamente não fui, juntamente com a maior parte dos meus colegas, para um outro curso ou para este em formato de escola profissional, pois seria bem mais saudável psiquicamente do que sou hoje. Se bem que, na maioria dos estudantes universitários está patente esta escassez de cérebro, pois os meus estudos provam que as faculdades transformam as pessoas em seres encéfalamente mais limitados.

Ooh que tragédia! Soubesse eu disto antes de me ter licenciado! Agora percepciono o meu cérebro a submergir em esquecimento e em ignorância das utopias que nos retiraram!!!
Por que não podemos sonhar?! Será por renegarem que podemos continuar a alimentar as crianças ou os pequenos resíduos infantis que temos dentro da nossa essência de adultos?
Se é isto ser adulto, não quero ser apenas mais um... Sou membro do Triângulo Disfuncional e farei de tudo para que os nossos cérebros de educadores sociais não se resumam à escassez e às limitações a que estão condenados.

Meus caros e minhas caras! Não se sintam ignorantes! Porque o maior ignorante é aquele que não tem consciência das suas limitações!!! Somos educadores sociais, quase ninguém sabe em que consiste a nossa profissão, mas não desmoralizem, nem mesmo quando virem um assistente social ou um educador básico a fazer trabalhos da nossa competência. A VIDA É INJUSTA, e sempre o será!
Amigas componentes deste triângulo: Não deitem as vossas morais para a latrina quando virem que se sentam longe nas frequências, que estudam matérias em tempos distintos e, ainda assim, vão aos MESMOS exames, pois reprovam às MESMAS cadeiras com as MESMAS notas!

Cada vez mais estou convencida, por estas e por outras, de que os Educadores Sociais, em particular os que saíram licenciados este ano, foram cobertos pelo infortúnio.
O meu maior é o raio do período da licenciatura ter passado depressa demais e agora não ter emprego!

Enfim, Educadores Sociais SEMPRE!!! Apesar das adversidades e dos nossos miolos microscópicos graças aos acetatos e aos power points, ao Freire e ao Ander-Egg que vieram de empreitada no decorrer destes três saudosos anos.






P.S. Votem em MIM!!! Serei Política já que a Educação Social não serve para me pôr comida na mesa e para sustentar a família que irá advir resultante do passar dos anos...

3 comentários:

  1. Já passei Jany!!!! :) :)
    Agora só falta passar pela bruxa-mor em projecto. lol

    ....Miss you too...

    ResponderEliminar
  2. ai juju que discurso...é mesmo de...fazer rir ;) de dar aquelas gargalhadas estridentes como tantas que foram dadas um dia...é com carinho, saudade, e um grande brilho nos olhos que tudo isso é lembrado. E atençao nao vou chorar ;) incrivel nao?! ;)

    Bjinhos Gndxx

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pessoal!
    Tenho muitas saudades de todas vocês...
    Esperemos k a Educação Social seja valorizada sempre e que lhe atribuam o valor k realmente merece como profissão =)
    Um abraço de quem nunca vos esquece e mais uma vez aqui ficam os meus agradecimentos =)

    ResponderEliminar